quarta-feira, 3 de março de 2010

Estudo preocupa...


É mais um estudo alertando para um problema de saúde publica que vem crescendo rápido demais. Os índices da obesidade infantil no Brasil aumentam a cada nova pesquisa realizada. Os hábitos alimentares mudaram muito nas últimas décadas e as consequências estão surgindo. Será preciso que a sociedade, família, escola se posicionem e que mudanças ocorram.

O problema esta bem perto da gente, os consultórios de médicos e nutricionistas estão atendendo cada vez mais crianças e adolescentes obesos. E junto com a obesidade, hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia, problemas nas articulações, etc, etc...

Hoje mesmo, quando abastecia o carro, o atendente do posto de combustível, sabendo que eu era nutricionista, pediu o número do meu telefone. Tem um filho que está acima do peso, 10 anos apenas. E o pai, consciente, quer buscar ajuda profissional. Cheguei no consultório e atendi uma menina, 13 anos que está 20kg acima do peso recomendado para sua idade. Isso numa cidade pequena, num único dia...
O problema está aí e merece atenção!

Criança tem que ser sinônimo de SAÚDE!!!

2 comentários:

Pedro M. disse...

Com certeza, mesmo porque o hábito é muito importante nessa área. Passei por essas dificuldades na infância, até hoje tenho dificuldades no controle do peso. É uma disputa constante, sem fim.

Scheila Wolschick disse...

Realmente Pedro, a obesidade é considerada uma doença crônica que infelizmente não tem cura, tem sim, tratamento. Reeducação alimentar e pratica regular de atividade física ainda são sem dúvida, as condutas mais eficazes.