sábado, 29 de janeiro de 2011

Pimentas: benefícios para saúde!


A pimenta proporciona muitos benéficos a nossa saúde. Ela é fonte de vitaminas A que é responsável por preservar a saúde dos olhos, vitamina C, um antioxidante que entra na produção de anticorpos, vitaminas do Complexo B, que inclui substâncias que evitam a malformação fetal. Ainda são ricas em bioflavonóides, pigmentos vegetais que parecem prevenir alguns tipos de câncer e a famosa capsaicina, que pode atuar como anticoagulante e anti-inflamatória, além de estimular a vasodilatação arterial.

Outra função da pimenta é o estímulo à salivação, neutralizando assim os ácidos da saliva, protegendo dentes, gengivas e a mucosa do estômago contra ulcerações provocadas pela acidez e consumo de álcool.

A capsaicina também é capaz de ativar o sistema nervoso simpático, estimulando a maior mobilização de lipídeos (com consequente redução de gordura) para produção de energia no organismo. Estudos comprovam, que os efeitos da capsaicina ajudam também no controle de doenças associadas à obesidade, como diabetes e o excesso de gordura e colesterol no sangue, o que pode reduzir a chance de doenças cardíacas.

Algumas pesquisas também apontam que o uso da pimenta vermelha durante às refeições, agem no sistema nervoso estimulando o aumento da liberação das catecolaminas, noradrenalina e adrenalina, que promovem diminuição do apetite e da ingestão de calorias, proteínas e gorduras nas refeições seguintes. A adrenalina e a noradrenalina também são responsáveis pelo estado de alerta, portanto a ingestão de pimenta possa estar também associada à melhora do ânimo. Outra característica da pimenta seria a capacidade da capsaicina, que é uma substância estimulante do metabolismo, fazer com que a pessoa passe a gastar mais calor através do que come, o chamado efeito termogênico.

O que confere o ardor da pimenta é a capsaicina, uma substância bastante irritante, o que pode causar alergia em determinadas pessoas. Quem tem problemas no trato digestório como gastrite, úlcera ou hemorróida, deve evitar este alimento já que a capsaicina, que estimula a produção de ácido clorídrico, pode agredir ainda mais estas mucosas.

Dica: A capsaicina não é solúvel em água, somente em óleo. Então para diminuir a queimação provocada pela pimentinha, não adianta beber copos e copos de água. Prefira alimentos com um pouco de gordura na composição, como um gole de leite ou um pouco de azeite de oliva.

Um comentário:

David Orling disse...

Que legal essas informações sobre a pimenta. Um dos melhores temperos naturais!