quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Estratégias para diminuir o consumo...


Para não comprometer sua reeducação alimentar aí vão algumas dicas em relação às bebidas alcoólicas:

• A bebida alcoólica deve ser ingerida com moderação, esteja você em um processo de emagrecimento ou não. O álcool é uma substância psicoativa que pode causar dependência. Embora quantidades pequenas de álcool podem até ser benéficas para a saúde, está bem estabelecido que seu uso freqüente e excessivo causam doenças gástricas, nutricionais, neurológicas e hepáticas.

• Em drinks ou coquetéis em que é adicionado o açúcar ou leite condensado o problema é ainda maior para quem está em controle alimentar. O ideal é substituir o açúcar por adoçante e o leite condensado por iogurte desnatado: também fica gostoso e com muitas calorias a menos.

• Tente sempre intercalar as bebidas alcoólicas com água. Tome bastante água antes de começar a bebida alcoólica, assim você evita matar a sede com esta bebida. Se a intenção é aproveitar os efeitos benéficos do vinho, sempre que possível, substitua-o pelo suco de uva natural. Ele proporcionará o mesmo efeito protetor sobre o coração. Se você tem o costume de beber vinho diariamente, use o suco de uva em dias alternados. Já é um ótimo começo.

• Use gelo para diluir a vodka, uísque ou a caipirinha. Coquetéis mais leves como sucos de frutas ou refrigerantes lights misturados a vodka, gim, vinho branco ou champanhe são boas opções.


O álcool não é um alimento, e portanto não deve estar presente no seu dia-a-dia. Quando consumir, o mais importante é moderação.


Saúde!

2 comentários:

Ivan disse...

Dotora Scheila, meu nome é Ivan e estou desenvolvendo um projeto para pessoas com problemas de alcoolismo é possivel ter contato com a Senhora por email para melhor explicação?

Scheila Wolschick disse...

Olá Ivan!! Descuple a demora em responder. Sim, vou te passar meu e-mail: scheilaw@hotmail.com
Aguardo teu contato
Abs