sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Vontade de doce!!!


A vontade ou compulsão por doces ou "sugar craving" tem relação com carboidratos, insulina e apetite. Este desejo parece ser mais prevalente em mulheres do que em homens.

Não se sabe exatamente quais são os fatores que causam a compulsão por doces. Alguns estudos sugerem que a diminuição da glicemia estimule a fome. Isso pode explicar o desejo incontrolável por doces, que são uma fonte energética pronta e rápida.
Sabemos que a ingestão de carboidratos aumenta os níveis de insulina, que tem como função reduzir a glicemia. Isso causa o desejo por mais alimento, principalmente carboidratos, sendo ainda mais pronunciada com alguns tipos de carboidratos. Açúcar, alimentos refinados e aqueles com alto índice glicêmico provocam um aumento na glicemia e níveis de insulina, o que leva a maiores episódios de compulsão.

Outra teoria bastante aceita para justificar o consumo abusivo de doces baseia-se na modulação dos níveis de serotonina. A ingestão de carboidratos aumentaria a disponibilidade do triptofano (precursor da serotonina) no cérebro. Os carboidratos com alto índice glicêmico têm mais condições de promover síntese de serotonina e conseqüentes melhoras no humor. Para pessoas sensíveis, cujos níveis de serotonina são baixos, o açúcar funciona como uma espécie de droga.

Além disso o alimento está fortemente ligado às nossas emoções. O estresse também leva a um aumento da excreção renal e diminuição da absorção intestinal de alguns minerais que estão associados à compulsão. A tensão é outra sensação que além de favorecer o vício por doces, dificulta a perda de peso, uma vez que há maior liberação de cortisol.

Para controlarmos esta vontade, podemos tomar alguns cuidadeos em relação a alimentação. Ela deve ser de qualidade, ou seja, equilibrada em relação a todos os nutrientes. A atividade física também é uma aliada, já que traz o beneficio do relaxamento e bem estar.
Além disso algumas dicas podem ser úteis para o combate à sua compulsão por doces:

- Fazer diariamente 3 refeições principais e mais 2 pequenas refeições ao longo do dia para controlar seus níveis glicêmicos e a fome.
- Comer porções adequadas de carboidratos complexos, principalmente nas refeições depois das quais você sente maior vontade de doces.
- Consumir quantidades adequadas de proteína animal e vegetal. Uma quantidade satisfatória pode aumentar a saciedade e diminuir sua vontade de doces.
- Reduza o consumo de doces, açúcar, cafeína e álcool.
- Não utilize aspartame como substituto ao açúcar, pois ele diminui a biodisponibilidade do triptofano, reduzindo os níveis cerebrais de serotonina, contribuindo indiretamente para mudanças de humor e distúrbios do sono.
- Uma vez que sua necessidade por doces possa ser apenas uma necessidade emocional ou psicológica, não tente eliminá-los da dieta enquanto não tiver um suporte social, emocional e, sobretudo, nutricional adequado.
Assim, estando o metabolismo mais equilibrado, de acordo com estas modificações dietéticas, a compulsão por doces tende a diminuir.

Importante saber...

*** O consumo de açúcar no Brasil, segundo o Ministério da Agricultura (2007), tem aumentado bastante. Na década de 1930 o consumo médio anual de açúcar era de 15kg/habitante, na década de 50 subiu para 30kg/habitante e em 1990 atingiu 50kg de açúcar por habitante.
O Brasil é um dos maiores consumidores do produto per capita. Cada brasileiro consome entre 51 e 55kg/açúcar/ano, enquanto a média mundial corresponde a 21kg/ano.

*** A Organização Mundial da Saúde sugere que a ingestão de açúcar não ultrapasse 10% do valor calórico total. Ou seja, em uma dieta padrão de 2000 calorias, o consumo deve ser de até 200 calorias o que equivale a 50 g de açúcar ou 3 colheres sopa.

*** Quantidade de açúcar em alguns alimentos:
- Refrigerante tipo cola = 1 lata de 350ml tem 37g de açúcar, ou 2 ½ colheres de sopa
- Iogurte de frutas = 1 pote de 170g tem 30g de açúcar, ou 2 colheres de sopa
- Bolo de chocolate = 1 fatia de 80g tem 20g de açúcar ou 1 ½ colheres de sopa.
- Granola = 3/4 xícara (50g) tem 17g de açúcar ou 1 colher sopa cheia.
- Barra de cereal = 1 unidade (28g) tem 10g de açucar ou ½ colher de sopa.

Nenhum comentário: